sexta-feira, 23 de Agosto de 2019
 
INÍCIO | EMPRESA | PROJECTOS | CLIENTES | ENGENHARIA | NOVIDADES | CONTACTOS
 
   
Projectos 
Armazém em Gondomar

Localização
Zona Industrial Lugar da Portelinha
Gondomar - Portugal
Edifício de Distribuição Logística, localizado na Zona Industrial de Valbom–Gondomar, com uma área de 3500m2 de Armazém, 640m2 de zona Administrativa, seis cais de acostagem de camiões e 2700m2 de arruamentos exteriores.

Ano:
2007
Área de Construção:
4140 m2

Projectou-se um armazém de distribuição logística, constituído por três naves industriais interligadas, seis cais de acostagem de camiões de grande tonelagem e circulações exteriores.

O terreno em causa serviu de vazadouro para terras provenientes de escavações vizinhas, pelo que até uma profundidade de cerca de 12 metros apresenta características fracas de resistência e deformabilidade. Nestas condições utilizaram-se fundações indirectas com estacas de betão moldadas no terreno, com vários diâmetros, executadas por trado contínuo.

Os arruamentos e o piso interior, por se destinarem uns a tráfego pesado e outro a cargas de armazenamento consideráveis, com intensa e permanente actividade, surgiram como um desafio em fase de projecto. Dadas as desfavoráveis características do terreno, equacionou-se simultaneamente a substituição do solo numa altura de 0,70m utilizando aterro controlado reforçado com geogrelhas, e a utilizaçãode um enrocamento de brita e tout-venant com 0,40m de espessura. Realizou-se um estudo de custos/benefícios em que o factor determinante foi naturalmente a qualidade técnica e optou-se pela segunda solução. Tendo em conta as características do tráfego e os assentamentos calculados, para os arruamentos, projectou-se um pavimento rígido de betão com 0,21m de espessura, armado com fibras metálicas. Para os pisos interiores projectou-se também um pavimento em betão, armado com fibras metálicas e endurecido superficialmente.

Correspondendo às preocupações ecológicas do dono da obra, adoptaram-se soluções para a redução dos consumos de energia, que constaram de: 

- Concepção de um sistema de aproveitamento da energia solar para aquecimento das águas sanitárias e que evoluirá para assegurar a iluminação nocturna exterior; 

- Utilização de clarabóias Solatube para potenciar a luz solar assegurando os níveis de luminosidade exigidos pela utilização de terminais móveis em todo o armazém, em detrimento das clarabóias convencionais, consideravelmente menos eficientes.





Ficha Técnica

Arquitectura – Arqt.ª Inês Pimentel

Estabilidade – SE2P - Sociedade de Engenharia, Projectos e Planeamento, Lda.

Águas, Esgotos e Incêndios – SE2P - Sociedade de Engenharia, Projectos e Planeamento, Lda.

Comportamento Térmico – SE2P - Sociedade de Engenharia, Projectos e Planeamento, Lda.

Condicionamento Acústico – SE2P - Sociedade de Engenharia, Projectos e Planeamento, Lda.

Energia Solar – SE2P - Sociedade de Engenharia, Projectos e Planeamento, Lda.

Electricidade e Telecomunicações – Conciliarum

Elevadores – Conciliarum

Avac – Eng.º Paulo Queiroz Faria

Segurança e Saúde em Fase de Projecto – SE2P - Sociedade de Engenharia, Projectos e Planeamento, Lda.

Fiscalização e Segurança - Fourempor - Engenharia e Construção, Lda.
INÍCIO | EMPRESA | PROJECTOS | CLIENTES | ENGENHARIA | NOVIDADES | CONTACTOS