Ano:
| 2007 | Área de Construção:
| 4140 m2 |
Projectou-se um armazém de distribuição logística, constituído por três naves industriais interligadas, seis cais de acostagem de camiões de grande tonelagem e circulações exteriores.
O terreno em causa serviu de vazadouro para terras provenientes de escavações vizinhas, pelo que até uma profundidade de cerca de 12 metros apresenta características fracas de resistência e deformabilidade. Nestas condições utilizaram-se fundações indirectas com estacas de betão moldadas no terreno, com vários diâmetros, executadas por trado contínuo.
Os arruamentos e o piso interior, por se destinarem uns a tráfego pesado e outro a cargas de armazenamento consideráveis, com intensa e permanente actividade, surgiram como um desafio em fase de projecto. Dadas as desfavoráveis características do terreno, equacionou-se simultaneamente a substituição do solo numa altura de 0,70m utilizando aterro controlado reforçado com geogrelhas, e a utilizaçãode um enrocamento de brita e tout-venant com 0,40m de espessura. Realizou-se um estudo de custos/benefícios em que o factor determinante foi naturalmente a qualidade técnica e optou-se pela segunda solução. Tendo em conta as características do tráfego e os assentamentos calculados, para os arruamentos, projectou-se um pavimento rígido de betão com 0,21m de espessura, armado com fibras metálicas. Para os pisos interiores projectou-se também um pavimento em betão, armado com fibras metálicas e endurecido superficialmente. Correspondendo às preocupações ecológicas do dono da obra, adoptaram-se soluções para a redução dos consumos de energia, que constaram de:
- Concepção de um sistema de aproveitamento da energia solar para aquecimento das águas sanitárias e que evoluirá para assegurar a iluminação nocturna exterior;
- Utilização de clarabóias Solatube para potenciar a luz solar assegurando os níveis de luminosidade exigidos pela utilização de terminais móveis em todo o armazém, em detrimento das clarabóias convencionais, consideravelmente menos eficientes.
Ficha Técnica
Arquitectura – Arqt.ª Inês Pimentel
Estabilidade – SE2P - Sociedade de Engenharia, Projectos e Planeamento, Lda.
Águas, Esgotos e Incêndios – SE2P - Sociedade de Engenharia, Projectos e Planeamento, Lda.
Comportamento Térmico – SE2P - Sociedade de Engenharia, Projectos e Planeamento, Lda.
Condicionamento Acústico – SE2P - Sociedade de Engenharia, Projectos e Planeamento, Lda.
Energia Solar – SE2P - Sociedade de Engenharia, Projectos e Planeamento, Lda.
Electricidade e Telecomunicações – Conciliarum
Elevadores – Conciliarum
Avac – Eng.º Paulo Queiroz Faria
Segurança e Saúde em Fase de Projecto – SE2P - Sociedade de Engenharia, Projectos e Planeamento, Lda.
Fiscalização e Segurança - Fourempor - Engenharia e Construção, Lda. |